sábado, 7 de março de 2015

Resenha O Segredo de Jasper Jones - Craig Silvey

Nenhum comentário
Quem diria que uma simples batidinha na janela poderia mudar todo o seu cotidiano?



Hoje trago a resenha do livro O Segredo de Jasper Jones de Craig Silvey. O Autor (e também músico Australiano) traz em seu segundo romance uma história cheia de suspense e diálogos interessantes.



O livro se passa no verão de 1965 em Corrigan -Austrália- e, apesar do livro se chamar "O segredo de Jasper Jones", quem narra a história é um garoto de 13 anos, Charlie Bucktin. 



Tudo começa quando Charlie, um leitor voraz, está lendo em seu quarto antes de dormir e Jasper aparece dando batidas em sua janela pedindo por ajuda. Charlie fica indeciso, mas no fim resolve ir.



Jasper o leva para seu lugar secreto (algo como uma clareira) e lá ele descobre um terrível segredo!
Laura Wishart está morta.



Charlie fica sem saber o que fazer e um pouco desconfortável com o que acaba de ver. De início ele pensa com seus botões que foi Jasper quem a matou -Assim como qualquer outro cidadão de Corrigan teria feito- mas logo descarta a hipótese e promete a Jasper que irá ajudá-lo a achar o assassino.



Jasper Jones é um garoto um pouco mais velho do que Charlie, seu pai bebe muito e sua mãe havia morrido quando ele ainda era um bebê. O garoto é "mestiço" -mais precisamente "mulato" (filho da união de um "branco" com um "negro") e naquela época, em uma cidadezinha, o preconceito ainda era uma realidade. Jasper nunca fazia arruaça ou arrumava encrencas, mas era responsável por qualquer mal que acontecesse na cidade do mesmo jeito, por ser mulato.



No decorrer da história outras situações acontecem com Charlie. Seu melhor amigo Jeffrey Lu -vietnamita- e sua família sofrem muito preconceito, seus pais passam por uma crise no casamento, ele precisa enfrentar seus medos e lidar com o primeiro amor, Eliza Wishart.



Achei a história fascinante! Algumas pessoas esperam que foque bastante no mistério de "Quem matou Laura Wishart?", porém ela tem vários outros rumos que as vezes nos faz esquecer de que temos esse mistério nas mãos. 



De qualquer forma, é por um tempo muito breve. O livro não se trata apenas de Jasper Jones -mesmo nos contando muito sobre ele-, mas também fala de Charlie, de Jeffrey e das irmãs Wishart. São mais de 286 páginas de muitas histórias e personagens interessantíssimos! 



Charlie é muito maduro para um garoto e 13 anos, ele tem sonhos -como qualquer garoto teria-, porém, o mais surpreendente é o modo como ele faz as suas escolhas: da forma mais corajosa possível. Nesse romance descobrimos que nem sempre a verdade é ouvida e que as vezes é preciso mentir moderadamente para salvar alguém que amamos.



Recomendo o livro :) vocês irão se deliciar com os diálogos entre Charlie e Jeffrey, são extremamente engraçados e interessantes.

Espero que tenham gostado da resenha :) em breve farei um vídeo sobre o livro!

E vocês já leram o livro? O que acharam? ;)


Nenhum comentário :

Postar um comentário